Grupo Equatorial integra primeiras turmas do E+ Profissional no Amapá
Evento contou com a participação de 210 alunos dos cursos de energia e saneamento. Iniciativa ocorre em parceria com o Governo do Estado e Senai.
09/08/2022Evento de integração dos estudantes ocorreu na unidade Senai em Santana (Foto: Secom/Governo do Amapá)
Na tarde desta segunda-feira, 16, jovens que integram as primeiras turmas do E+ Profissional no Amapá participaram de um momento de integração e troca de conhecimento. O evento realizado na unidade do Sistema Nacional da Indústria (Senai), no município de Santana, recepcionou os alunos do curso de eletricista, que tiveram a aula inaugural, e os da área de saneamento que estão na resta final da qualificação.
Nesta primeira etapa do E+ Profissional, participam 210 jovens vindos do Programa Amapá Jovem. Até o fim de 2022 serão qualificados 600 jovens. A parceria com o Governo do Estado nesta iniciativa garantirá ao participante a emissão da carteira de habilitação gratuita e também a possibilidade de contratação nas empresas que prestam serviço ao Grupo Equatorial no Amapá.
A estudante Myrla Lima veio do município de Itaubal do Piririm, distante 112 quilômetros de Macapá, e vai integrar a turma do curso de eletricista. A jovem falou da importância da qualificação da mão de obra.
Estudante do E+ Profissional, Myrla Lima, representou os jovens que integram as turmas durante o evento (Foto: Secom/Governo do Amapá)
“Muitos de nós não conseguimos oportunidade por não termos experiência porque não conseguimos nos capacitar. Eu fico feliz de ver que o Grupo Equatorial está dando esta oportunidade para gente”, falou.
A superintendente comercial do Grupo Equatorial no Amapá, Cristiany Pessoa, compartilhou sua trajetória profissional e enfatizou o papel social das empresas por meio da plataforma E+.
A superintendente comercial do Grupo Equatorial no Amapá, Cristiany Pessoa, compartilhou sua trajetória profissional aos jovens (Foto: Secom/Governo do Amapá)
“O E+ Profissional garante a oportunidade da qualificação da nossa juventude e as prepara para o mercado de trabalho. Essa ação é muito gratificante e reforça o compromisso da Equatorial em promover o desenvolvimento social e econômico no estado”, reforçou.
O presidente da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), José Ailton Rodrigues, deixou uma palavra de encorajamento aos jovens frisando que é necessário agarrar as oportunidades com empenho e dedicação.
“Assim como na energia, devemos assumir a concessão do saneamento nos próximos meses com o desafio de melhorar os indicadores do fornecimento de água e tratamento de esgoto no estado. Estes jovens que estão se capacitando poderão estar com a gente nesta missão”, disse.
Presidente da Concessionária de Saneamento do Amapá, José Ailton, discursou aos estudantes (Foto: Secom/Governo do Amapá)
A secretária da juventude no Amapá, Sâmylla Rocha, destacou a parceria entre Governo, Senai e Grupo Equatorial, na valorização do Programa Amapá Jovem.
"Comecei como bolsista do Programa Amapá Jovem em 2009. Agarrei a chance e isso foi muito importante para minha carreira. Eu quero que esses jovens que estão participando do E+ Profissional tenham a mesma oportunidade”, disse.
A diretora de operações do Senai Amapá, Alyne Vieira, reforçou o papel da educação profissional como porta de entrada para o primeiro emprego.
“Nós estamos muito contentes em participar do E+ Profissional, nesta parceria com o Grupo Equatorial e o Governo do Estado. Precisamos oferecer cada vez mais oportunidades de capacitação para os nossos jovens amapaenses”, declarou.
Evento de integração recepcionou alunos dos cursos de eletricista e da área de saneamento (Foto: Secom/Governo do Amapá)
O governador do Amapá, Waldez Góes, ressaltou que o projeto foi desenvolvido de acordo com as diretrizes do Amapá Jovem e é fundamental para gerar oportunidades.
"É um projeto com foco na qualificação da juventude para trabalhar com carteira assinada nos serviços de distribuição de energia e no setor de saneamento. E essa conquista só é possível graças à parceria com o Grupo Equatorial Energia", disse Góes.
E+ Profissional
O programa é parte da plataforma E+ que engloba a promoção de ações que proporcionam a inclusão social da população por meio de ações de eficiência energética, capacitação profissional, incentivo à cultura e ao esporte.
A primeira ação da Plataforma, foi em dezembro, com o E+ Geladeira Nova. A CEA, em parceria com o Governo do Estado, realizou a troca de 500 geladeiras para consumidores de Macapá e Santana.
Em abril, foi assinado o convênio com o Governo do Estado e o Iphan para a implantação de um novo sistema de iluminação para a Fortaleza de São José de Macapá. A iluminação do monumento histórico será composta por um sistema de lâmpidas em led, permitindo a economia no consumo de energia. A ação será por meio do E+ Luzes na Cidade.